14/05/2024
Ponta do Humaitá, em Monte Serrat

Monte Serrat, bairro que abriga um dos pontos mais bonitos de Salvador

Monte Serrat é um bairro que provavelmente não é lembrado nos roteiros de guias turísticos das agências. Mas certamente merece ser apreciado, ainda mais nesta época de pandemia. Por isso, não custa lembrar que este texto foi publicado enquanto não existe vacina contra o novo coronavírus. Portanto, se quiser visitar Monte Serrat ou qualquer outro lugar, use sempre a máscara.

Acredito que é possível seguir todas as recomendações de distanciamento social de 2020. Afinal, é um espaço a céu aberto e amplo. Enquanto estive tanto no Forte quanto na Ponta do Humaitá, vi apenas as pessoas agrupadas com seus amigos em pequeno número.

Dito isso, vamos aos detalhes.

Como chegar a Monte Serrat

A região está passando por obras. Durante o trajeto, vi que o carro teve que entrar em algumas ruas que não reconheci de imediato. Por isso, se você mora em Salvador, eu recomendo que você vá de Uber. Eu moro no centro e coloquei o desembarque no forte. A ida deu R$ 13. A volta deu R$ 22, por estar no dinâmico e o celular estar com pouca bateria. Não resolvi arriscar em esperar voltar ao preço normal.

Além disso, eu percebi que o ponto de ônibus é relativamente longe, além de passar pela obras que estão sendo realizadas.

Área do Monte Serrat

Se você é turista pesquisando o que fazer em Salvador, dependendo de onde você está hospedado, pode ser uma boa alternativa alugar um carro, visitar a Igreja do Senhor do Bonfim antes e depois seguir para o Monte Serrat. Veja no link abaixo quanto fica a diária de um carro em relação ao Uber do seu local de hospedagem até o Forte/Ponta do Humaitá para saber qual é o mais vantajoso.

Inclusive, ele pode ser útil para alugar na sua cidade.

Ver quanto fica o aluguel do carro

Detalhes do Forte

Forte Mont Serrat Salvador Bahia

O bairro foi fundado por Thomé de Souza com objetivo de defender Salvador contra invasores junto com o Forte de Santo Antônio, na Barra. Além disso, o bairro leva o nome de Nossa Senhora de Montserrat, uma virgem espanhola. Uma placa do Exército brasileiro informa detalhes sobre a obra.

A razão dele ser construído nesta local foi pelas águas mansas, além de ter vista privilegiada para combater invasões inimigas. Em 1925, o Ministério da Marinha tomou posse. Desde 1993 é sede do Museu das Armas, com vários tipos de armamentos e acabou se transformando em atração turística. Mas por causa da pandemia, o forte está fechado.

Por estar rodeado da Baía de Todos Os Santos, tanto o Forte quanto a Ponta do Humaitá são usados como cenários para ensaios fotográficos de noivas e grávidas. Também, pudera.

Área verde de Mont Serrat

Ponta do Humaitá

Se tem um local que vale dar uma volta e dar uma arejada nas ideias é nesta parte do Monte Serrat. Não sei se existe alguma premiação oficial, mas eu acho Ponta do Humaitá um dos locais mais inspiradores de Salvador. De lá, você pode ver toda Baía de Todos Os Santos e em diversos ângulos.

De um lado, toda a costa, até o Farol da Barra. De outro, toda a Península de Itapagipe, da qual compreende a própria Monte Serrat, Boa Viagem, Bonfim, Ribeira e outros bairros da região. Se apertar os olhos, é possível até ver a fábrica que fica em São Tomé de Paripe.

Baia de Todos Os Santos

Além disso, lá está a “primeira casa de Salvador”. Ela é a mais antiga, construída em 1619 e abriga um dos dois restaurantes disponíveis na área.

Casa mais antiga de Salvador

Para comer, além dos restaurantes citados, tem acarajé, pastel e um alguns ambulantes vendendo refrigerantes.

Nossa Senhora de Monte Serrat é a igreja que faz parte da área e dá um charme para as fotos áreas. Infelizmente, algumas pichações foram feitas, mas não estraga a importância da obra para o local.

Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat

E, finalmente, o Farol de Humaitá. Ela é bem menor do que seus “irmãos” Farol da Barra e Itapuã, mas não deixa de ter um impacto visual incrível. Enquanto a balaustrada, que quase todo mundo sobre para admirar o por do sol, foi construída em 1926, o farol foi feito em 1935 e é o único que está totalmente no mar.

Farol do Humaitá

Para você ter melhor percepção sobre Monte Serrat, assista ao vídeo que fiz para o meu canal do YouTube.

Você está planejando o roteiro de passeio sobre o que fazer em Salvador? Consulte aqui quanto está a passagem ou aproveite os seguintes pacotes com preços imperdíveis para curtir a capital baiana.

Gostou do que viu? Compartilhe este post com quem precisa conhecer esta dica. Leia mais posts no blog e siga no Instagram.

5 thoughts on “Monte Serrat, bairro que abriga um dos pontos mais bonitos de Salvador

  1. Ótimo blog. Somente recomendo rever a info de construção do Forte. Thome de Souza não era nosso Governador Geral em 1583

    1. Obrigado pelo aviso, Sayuri. Eu me referi à fundação do bairro por ele. Inclusive, substituí o verbo construir para diminuir a confusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *