14/05/2024
Jardim Botânico Salvador

Jardim Botânico Salvador: saiba como visitar este paraíso natural

O Jardim Botânico Salvador é um daqueles lugares que a maioria dos soteropolitanos desconhecem. Pelo menos foi o que observei quando publiquei enquete no Instagram do blog. Por isso, este texto vai te ajudar a conhecer um pouco mais o local que também é conhecido como Mata dos Oitis.

Onde fica o Jardim Botânico Salvador

Ele está no Avenida São Rafael, no bairro do São Marcos, próximo do hospital São Rafael. Portanto, é fácil de localizar tanto para o Uber quanto para chegar de carro com ajuda do GPS. Por falar nisso, caso tenha vaga, você pode estacionar dentro do espaço.

Entrada do Jardim

História

Um dos motivos que o Jardim Botânico não ser tão divulgado provavelmente está relacionado à sua breve existência. Ele foi criado em 22 de março de 2002, ou seja, está no final da “adolescência”. Além disso, o foco é a conexão com a natureza.

Mas neste curto período, ele passou alguns anos abandonado. E a requalificação ficou pronta em novembro de 2020, mas algumas coisas não estão completamente prontas por causa da pandemia. Mas o importante é que está aberto ao público.

Não há bares e restaurantes, por exemplo. Em compensação, há a melodia dos pássaros e muito espaço verde para se conectar com a mata. Afinal, a natureza é o centro das atenções e estudos.

O que fazer por lá

E o que tem de interessante no Jardim Botânico? Como não tem guias personalizados para mostrar os principais pontos do lugar, que tem 2,2 mil metros quadrados de área construída e 160 mil metros quadrados. Portanto, dificilmente você verá tudo.

Nesta visita, entre os momentos de tirar fotos, gravar vídeo e produzir conteúdo para o Instagram, eu fiquei um pouco mais de uma hora.

Uma das atrações é a caixa d’agua estilizada pelo artista Bel Borba. A aparência não poderia ser outra, né?

Depois que você entrar, certamente uma das primeiras coisas que você fará é seguir na trilha Pau Brasil. Como é mata, aconselho que você e acompanhante vão com calçado fechado. E se você tem pele sensível, recomendo que passe o repelente para os mosquitos.

Mesmo sem guia, acho difícil você se perder no caminho, pois logo no começo da trilha você observa um espaço para retornar à trilha de concreto. E como é um caminho reto, qualquer coisa é só voltar.

No prédio, a entrada é só permitida no térreo, onde tem o banheiro e dá até para sentar em um dos sofás, caso estejam vazios.

Vale lembrar que, por causa da pandemia, piqueniques e outras atividades em grupos estão proibidas de serem feitas. Portanto, vá acompanhado com poucas pessoas.

Horário de funcionamento e valor do ingresso

O Jardim Botânico Salvador funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Isso mesmo, não abre aos finais de semana. Não sei o motivo, portanto, programe-se para ir nestes horário. E a entrada é gratuita.

Jardim Botânico Salvador é seguro?

Quando eu postei no Instagram, esta foi de longe a pergunta que mais recebi. Afinal, nos Stories e nas fotos não tem pessoas. Eu caminhei acompanhado apenas do canto dos passarinhos. Portanto, é natural quem viu o conteúdo desconfiar se vale a pena mesmo o passeio.

Eu perguntei duas vezes ao segurança que fica na entrada e ele garantiu que o passeio é seguro, pois o espaço é todo cercado e a entrada é controlada. Se, mesmo assim, ainda não esteja com confiança para ir só, convide alguém para ir com você.

Para sentir o clima do local, assista ao vídeo abaixo e inscreva-se no canal para receber mais conteúdo sobre Salvador.

Aproveite e saiba mais sobre o Parque dos Dinossauros no Stiep, que também é gratuito, mas precisa agendar a visita.

3 thoughts on “Jardim Botânico Salvador: saiba como visitar este paraíso natural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *