04/05/2024
Visitando Salvador - Farol da Barra

Três fatos que você precisa saber antes de visitar Salvador

Visitar Salvador certamente é desejo tanto de brasileiros quanto de estrangeiros. Afinal, The New York Times publicou mais uma matéria sobre os locais da cidade, como o Santo Antônio Além do Carmo. Já fiz um vídeo por lá e vale mesmo conhecer.

Mas o foco deste texto é preparar o turista que está planejando todos os itens para visitar Salvador. Existem algumas coisas que ainda estão no pensamento das pessoas que ainda não conhecem a capital da Bahia e que certamente não estão em outros blogs de viagem.

Portanto, se você está perto de viajar para Salvador, anote estas dicas para você não passar por momentos embaraçosos. E siga o Instagram do blog para conhecer ainda mais a cidade.

Baiano não vive falando “meu rei”

Por décadas, as novelas da Rede Globo e alguns filmes e séries construíram a seguinte imagem sobre baianos: pessoas andando como se estivessem dançando, falando “oxe” a cada três palavras com direito ao famigerado “ô meu rei”. Se você pensa que é assim, esqueça.

O oxe faz parte do nosso dicionário, mas é usado principalmente em momentos de surpresa. Já o “meu rei” é muito raro você encontrar alguém na rua que falará com você desta forma.

Por isso, não aconselho que use este termo em nenhum momento enquanto estiver visitando Salvador.

Camelôs não dão “brindes” para visitantes

Ambulantes estão em todas as partes da cidade. Mas, logicamente, estão concentrados no Pelourinho e em todo o Centro Histórico por saberem que é um dos principais cartões postais da cidade e parada obrigatória de turistas visitando a capital baiana.

Por isso, eles aproveitam este momento para “oferecer” uma fitinha do Senhor do Bonfim. Caso alguém faça isso com você, com certeza vai cobrar por isto. Em bares de vários pontos da cidade, existem vendedores de amendoim, por exemplo, que deixarão uma “amostra grátis” na sua mesa. Não coma, a não ser que queira comprar o pacote na mão da pessoa.

Aproveito para incluir as baianas que circulam no Centro Histórico. Caso queira tirar uma foto perto delas (não sei como está a situação com pandemia rolando), saiba que a pose será cobrada também. Ou seja, não será um “favor” que elas estarão fazendo para você.

Quem nasce em Salvador, além de baiano, é soteropolitano

Percebo muito, principalmente em quem mora no Sul e Sudeste, ao se referir à Salvador como “Bahia”. Ela é a capital, mas não representa todo o estado. Por isso, vale reforçar que quem nasce em Salvador é soteropolitano.

Acredito que vale a menção, ainda mais que a palavra baiano, infelizmente, possui significados negativos para algumas pessoas. Mas isso é assunto para outro post.

Existem várias coisas que você, que está planejando visitar Salvador em breve ou quando a pandemia passar, certamente vai descobrir muita coisa por conta própria quando ou até mesmo pensar em morar aqui. Mas acho que estes são os itens essenciais que você precisa ter em mente para curtir Salvador como ela merece.

Para você que chegou até aqui em busca de dicas sobre Salvador, eu tenho mais uma que vai te ajudar a economizar nas passagens. Acesse este link para consultar apenas os bilhetes. Se você prefere combos, tem estas opções.

Pacote Casal 2021 – http://viajar.hu/1xyyy

Individual – Segundo Semestre – http://viajar.hu/1xyz2

Salvador – City Tour 2021. http://viajar.hu/1xyz-

Pesquise como alugar um carro para seus passeios

Se você mora aqui, quais outras recomendações você sugere? Se já visitou, o que acha dela? Deixe seu comentário e compartilhe este post com amigos que estão doidos para vir para cá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *