29/04/2024
2 de julho - independência da Bahia

2 de Julho: saiba onde começa o desfile sobre a independência da Bahia

2 de julho é feriado na Bahia, pois é a data que marca a independência do estado. Afinal, foi em 2 de julho de 1823 que os baianos expulsaram os portugueses do país. Por isso, Salvador organizar o desfile em homenagem a este feito.

O ponto inicial é na Lapinha, bairro que parece um pedaço do interior na capital. Lá é onde fica o Pavilhão 2 de Julho, inaugurado em 1918 com objetivo de guardar os símbolos usados para as comemorações da Independência da Bahia.

Uma seguidora do Instagram do blog avisou que, dias antes do desfile, o pavilhão fica com as portas abertas para visitação enquanto tudo é preparado para o evento.

Detalhes do desfile

O desfile do 2 de Julho começa cedo, com alvorada de fogos às 6h e os protocolos começando por volta das 7h30 da manhã. Além do povo, políticos sempre participam da festa, ainda mais quando é ano de eleições. Afinal, é a oportunidade de ser visto por grande número de pessoas.

Na Lapinha tem a estátua do General Labatut, um dos importantes personagens da independência.

Além disso, na Soledade, que é perto dali, tem a estátua de Maria Quitéria, obra do artista José P. Barreto.

Depois dos protocolos iniciais na Lapinha, as pessoas carregam as estátuas do caboclo, que representa o povo brasileiro e da cabocla, que é inspirada em Catarina Paraguaçu. As duas figuras fazem parte do Monumento ao 2 de Julho, que fica no Largo do Campo Grande.

Da Lapinha até o Campo Grande são cerca de 5 quilômetros, passando pelo Centro Histórico, por exemplo. Certamente muitos completam todo o percurso, mas quem gosta da festa faz questão de acompanhar, pelo menos, os primeiros quilômetros.

Fatos interessantes sobre o desfile do 2 de Julho

Ainda na Lapinha rola concurso para melhor fantasia de Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e Corneteiro Lopes. Eles foram figuras fundamentais para a independência da Bahia acontecer.

Além disso, as comemorações pelo 2 de Julho começam no dia 30 de junho, pois nesta data sai de Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano, fogo simbólico. Ele chega no dia seguinte ao bairro de Pirajá, que foi cenário de uma importante batalha que definiu o evento histórico que libertou os baianos da dominação portuguesa.

Se quiser ver mais detalhes sobre a Lapinha, assista ao vídeo abaixo que está no meu canal do YouTube.

Para saber sobre o que fazer em Salvador, continue acessando o blog por aqui.

One thought on “2 de Julho: saiba onde começa o desfile sobre a independência da Bahia

  1. Cachoeira fica no Recôncavo da Bahia e não na Chapada Diamantina, são regiões bem distantes no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *