14/05/2024
Cinema Glauber Rocha

Cinema Glauber Rocha, um dos patrimônios do centro de Salvador

Mesmo que o nome atual seja Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, eu gosto de chamar apenas pelo nome do lendário diretor baiano, um dos mais influentes do movimento Cinema Novo.

Afinal, é o nome que conheci. Foi lá que assisti, quando criança, o filme do Batman com Michael Keaton. Ou dos vários dos Trapalhões. Ou seja, nada mais justo que “manter” o nome da minha memória afetiva.

Mas é inegável a gratidão ao Itaú por reformar o espaço e, além disso, manter a fachada e o logo original.

E esta fachada, que acho incrível, gera uma percepção interessante em muita gente. Como ia muito lá pelo Uber, antes do isolamento social, quase sempre quem estava no volante me perguntava o que era o Glauber Rocha.

Ou seja, muita gente passa diariamente na frente e não tem ideia que ali é um cinema. Isso se refletia na sessão. Como sempre ia na primeira sessão de domingo (um horário não convidativo, convenhamos), a sala tinha pouca gente.

Mais sobre o cinema

Quando saía, por volta das 15 horas, tinha mais movimento, mas nada exagerado. E o ingresso tinha um preço muito acessível. R$ 20 inteira na primeira sessão.

Como não poderia deixar de ser, em várias partes tem quadros do próprio Glauber em ação, como este, e fotos de suas obras.

Foto de Glauber Rocha no cinema

Vista que temos no corredor para os andares superiores.

O ponto fraco é não ter tanta variedade no café. Tem alguns salgados, cafés e suco em caixa, que não curto.

Além disso, o Glauber Rocha sempre abriga Festivais de Cinema. Afinal, o público de lá é apaixonado por cinema e ele coloca em cartaz tanto blockbusters quanto filmes de arte.

Foto do meu outro perfil, dedicado a filmes.

O terraço do Glauber Rocha

Um ritual obrigatório era subir no terraço após o filme. Afinal, a vista da Baía de Todos Os Santos é apaixonante, revigora admirar esta beleza natural. Portanto, se você navegar pelo meu perfil vai encontrar várias fotos feitas por lá.

Vista do terraço do cinema Glauber Rocha

Enfim, fica a expectativa que o Itaú consiga manter este patrimônio da nossa cidade funcionando após a pandemia. Afinal, sempre é necessário ter espaços para a Sétima Arte.

O cinema Glauber Rocha fica na praça Castro Alves, próxima da Rua Chile que aparece em uma das fotos antigas que mostrei neste post.

Você já assistiu filme no Glauber Rocha? Ficou com vontade de visitar? Deixe seu comentário e compartilhe este link com quem precisa conhecer o cinema.

3 thoughts on “Cinema Glauber Rocha, um dos patrimônios do centro de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *