15/05/2024
Festa de Iemanjá em Salvador

Festa de Iemanjá em Salvador: dicas para o 2 de fevereiro

A Festa de Iemanjá, celebrado todo 2 de fevereiro no Rio Vermelho, é uma das festas mais importantes da cidade. Por isso, neste texto você vai saber como se planejar para a festa.

A origem da festa

O cortejo organizado pelos pescadores começou em 1923 após o período de poucos peixes. A partir deste fato, os pescadores passaram a montar oferendas para a Rainha do Mar e, desde então, todos os anos ela recebe estes presentes. Atualmente, por causa da responsabilidade com o mar, são oferecidas apenas flores para Iemanjá.

A festa de Iemanjá é considerada a maior manifestação religiosa da Bahia e a única sem influência católica. Ou seja, a sua origem é do candomblé e reconhecida como Patrimônio Imaterial de Salvador.

A festa de Iemanjá começa, na verdade, na véspera. Na noite do dia 1, os tambores são tocados na Casa de Iemanjá, localizada na Rua da Paciência. Portanto, se você é turista e um dos objetivos é participar desta festa, uma boa alternativa é se hospedar no bairro. Vou falar mais sobre isso.

Dicas para curtir a Festa de Iemanjá

Chegue bem cedo. Antes das 5 da manhã já tem gente esperando a alvorada com fogos de artifício. E é a chance de chegar no Rio Vermelho com mais tranquilidade. Afinal, as ruas serão interditadas para receber a multidão que fará filas imensas para deixar sua oferenda para Iemanjá.

Portanto, deixe o carro em casa. Se for de Uber, prepare-se para ficar na Avenida Vasco da Gama ou próximo de Amaralina, pois será impossível a circulação de carros em todo o Rio Vermelho. Por isso que recomendei se hospedar no bairro caso esteja visitando Salvador.

Os pescadores colocarão as oferendas no mar às 16 horas. Eles sobem nos barcos e rumam ao alto mar para entregar os presentes para Iemanjá.

Além disso, este ano tem novidade: há expectativa do artista plástico Rodrigo Siqueira entregar uma escultura negra representando a Rainha do Mar. Afinal, a Festa de Iemanjá tem origem na cultura afro brasileira e acredito que seja um presente simbólico forte e merecido.

Depois da parte sagrada, está liberado escolher entre as centenas de opções de bares e restaurantes espalhados no bairro. Por isso, veja esta lista sobre o que fazer no Rio Vermelho.

Quer mais dicas de passeios em Salvador? Economize tempo e receba roteiros prontos sobre o que fazer na capital baiana comprando meu e-book Curtindo Salvador.

Aproveite e compartilhe este post com quem precisa destas dicas. Se quiser conhecer o local, assista ao vídeo abaixo.

2 thoughts on “Festa de Iemanjá em Salvador: dicas para o 2 de fevereiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *