Forte Monte Serrat fica no alto da Ponta do Humaitá e, certamente, é um dos lugares que vale a pena visitar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8 às 16 horas e a entrada é gratuita.
O forte está localizado na Cidade Baixa e pode ser visitado quando você visitar a Ponta do Humaitá, Pedra Furada ou até mesmo a Igreja do Senhor do Bonfim. Além disso, este post é uma atualização deste conteúdo que fiz em 2020.
Este texto é para falar exclusivamente sobre este edifício.
História do Forte Monte Serrat
Inicialmente chamado de São Felipe, em homenagem a Felipe II, rei de Portugal e Espanha, o projeto do forte é atribuído ao engenheiro italiano Baccio di Filicaia. O nome atual veio após o reinado de Dom João VI.
Construído entre os anos de 1583 e 1587, o Forte Monte Serrat representa o modelo mais antigo do sistema defensivo de Salvador durante o período colonial.
Mesmo passando por reformas, a aparência inicial sempre foi mantida. Em 1927 ele estava deteriorado e a restauração teve que reconstruir parcialmente algumas torres.
O que você vai encontrar no interior do forte
Desde 1993 ele abria o Museu das Armas. Mas, pelo que eu vi no interior dele, apenas alguns canhões estão à mostra além do que tem no área externa. Portanto, é uma lembrança de como época colonial tratava a defesa da cidade.
Afinal, o forte foi construído exatamente na entrada da Baía de Todos Os Santos. Por isso, faz sentido a presença dele no local.
Como chegar ao Forte Monte Serrat
O endereço é Rua da Boa Viagem, 40. Eu recomendo que, pelo menos na ida, você pegue um dos aplicativos de viagem, pois não há pontos de ônibus próximos ao forte. Mas caso queira ir de transporte coletivo, consulte pelo Google Maps ou seu aplicativo favorito de mapa as linhas que param no ponto que fica perto do largo da praia da Boa Viagem.
Depois é só subir uma ladeira e logo você avistará o forte. Se for com o seu próprio carro, pode colocar o endereço no GPS que ele vai exatamente para lá. O desafio vai ficar em achar um lugar para estacionar.
Aproveite e assista ao vídeo abaixo onde eu mostro forte e também a praia da Boa Viagem.
Se quiser mais dicas sobre o que fazer em Salvador, siga o Instagram do blog e assine o canal no YouTube.