O Parque Metropolitano de Pituaçu é um dos principais pontos remanescentes de Mata Atlântica em Salvador. Localizado na orla, mais precisamente na Avenida Octavio Mangabeira, possui uma grande área para quem procura uma opção gratuita para se divertir. Por isso, como o parque está aberto após o período da pandemia, leia até o final todos os detalhes sobre o local.
Breve história do Parque
Pituaçu vem da língua tupi e significa “casca grande”. Ou seja, vem da união de pi’tu (casca) e wa’su (grande).
O parque foi criado em 1973 e a lagoa foi feita artificialmente para servir de manancial e abastecimento da cidade. Mas, com a degradação da lagoa ao longo do tempo, este abastecimento foi suspenso.
O que fazer no Parque de Pituaçu
O horário de funcionamento do Parque de Pituaçu é diário, das 7 às 17 horas. Além disso, tem o Espaço Mario Cravo, onde as obras do artista estão expostas de forma permanente em vários lugares do parque.
Apesar de ter uma trilha de 14 quilômetros, o aluguel de bicicleta não está mais disponível. Quando eu estive por lá, eu vi alguns ciclistas começando a fazer o percurso, provavelmente com suas próprias bicicletas.
Além disso, o pedalinho também foi retirado. Quando eu fui, em um domingo pela manhã, eu vi que os bares estavam fechados e só vi alguns ambulantes vendendo em frente à entrada principal. Portanto, se você for passear com crianças, recomendo que leve alguns lanches e jogue o lixo no lixo.
Na segunda entrada do parque, eu vi que tem estacionamento com 60 vagas. Quando eu postei o conteúdo no Instagram do blog, algumas pessoas comentaram que era restrito aos funcionários. Mas não vi placas informando sobre o fato. Mas, de qualquer forma, dá para estacionar em uma das ruas internas próximas ao parque. Lá tem bebedouro com água gelada.
Apesar da lagoa e o rio serem muito grandes, não é permitido nadar. Portanto, o foco em curtir o parque é em caminhar pelo local e, se você gostar de fazer trilhas, levar sua bicicleta.
O Parque de Pituaçu é perigoso?
Quando eu postei no Instagram sobre o parque, a maioria absoluta dos comentários perguntava se era seguro, outros afirmavam que estava abandonado e alguns relataram casos de assaltos que ouviram falar.
Na minha opinião, muita gente já tem a imagem formada sobre como é Parque de Pituaçu. Portanto, mesmo eu mostrando no post algumas pessoas andando com suas bicicletas, não foi o suficiente.
Quando eu fui lá, eu gravei o vídeo abaixo para o meu canal do YouTube e tirei fotos normalmente. Por isso, eu convido que você assista e tire suas conclusões. E tem um momento que consigo pegar o momento que o segurança passa de moto. Ou seja, existem seguranças no local, mas a gente sabe que é impossível cobrir toda a área.
Portanto, eu recomendo que fique de olho ao seu redor. E no mais, divirta-se. Se quiser mais opções sobre o que fazer em Salvador, leia este post.