O Parque das Dunas Salvador fica na Praia do Flamengo e possui mais de seis milhões de metros quadrados. Portanto, é considerado o maior parque urbano de dunas, lagoas e restinga do Brasil. Por isso, eles disponibilizam trilhas interpretativas, ou seja, toda trilha é guiada onde quem estiver à frente do passeio mostrará fatos surpreendentes sobre o parque.
Fique até o final para saber como agendar e adianto logo: vale muito a pena você se planejar para conhecer. Se você bebe muita água, vale levar uma garrafinha com você, pois lá não vende. Mas eu fiz sem garrafa, beber dois copos no bebedouro da entrada e na volta já é suficiente. Além disso, ao final da trilha você ganha um picolé para fechar a caminhada com estilo.
O local conta com espaço para estacionar e não pagamos qualquer valor por isso. Mais uma vantagem para te incentivar a fazer esta trilha.
História do Parque das Dunas
Em 1981, o Governo da Bahia criou a área de preservação do Abaeté, que é próximo do Parque das Dunas. Mas foi a partir do decreto de 1994 que ela se transformou em APA (Área de Proteção Ambiental). E em 2008 criaram o Parque das Dunas, juntando com a área da Abaeté.
Houve um período que queriam ampliar a pista do aeroporto, mas por ser uma APA, não há possibilidade disto acontecer. Por isso, a única área que contém restinga está protegida de interesses em construir empreendimentos no local, por exemplo.
Restinga é a vegetação responsável em “segurar” a areia e impedir que ela se espalhe pela pista, praia e outros lugares.
O que você vai encontrar na trilha
No início explicam que , há centenas de anos, o mar dominou esta área. E mesmo com as construções ao redor, daqui a centenas de anos ela irá retornar para cá. Por isso é tão importante conservar ao máximo a área do parque para não “adiantar” o processo.
Você vai passar por um espaço onde eles cultivam cerca de 20 mil mudas. E vai se deparar com as dunas e saber que embaixo ao solo tem um rio intermitente. Ou seja, se você cavar um pouco a areia, vai encontrar água deste rio.
Lá tem várias espécies de animais, mas pode ficar tranquilo(a) que você não vai encontrar nenhum deles, pois como percebem a presença humana, elas se escondem. Um alerta é não mexer em bromélias, pois é um local onde se escondem cobras, sapos e aranhas caranguejeiras.
Não vou falar muito para não estragar as surpresas, mas faça a trilha. Todo mundo pode fazer, da criança ao idoso. Por isso, eu recomendo demais que você faça. Ela dura cerca de uma hora e meia.
Qual o valor da entrada
O preço do ingresso para fazer a trilha no Parque das Dunas Salvador custa R$ 20. Mas é necessário agendar com antecendência mandando mensagem no Instagram deles ou pelo WhatsApp 71 98888-0188. Além disso, a cada escola particular que agenda esta visita, uma escola pública se beneficia disso. Por isso, se puder, dê a sugestão para uma escola que você conhece fazer esta visita com os alunos.
Para se manter atualizado sobre o que fazer em Salvador, siga o Instagram do blog, leia este post com dica de roteiro e inscreva-se no canal. Se quiser visualizar como é esta trilha, assista ao vídeo abaixo.