14/05/2024
Feira da Sete Portas

Feira da Sete Portas, uma das mais tradicionais de Salvador

A Feira da Sete Portas sempre foi vibrante. Além de reunir dezenas (quem sabe, centenas) de feirantes, reúne diversas lojas de materiais de construção. Açougues próximos e o Rede Mix complementam a região.

Ou seja, dá para perceber que é um centro onde dá para abastecer a geladeira de forma prática, né? Não é à toa que gente de várias partes de Salvador vão para lá para fazer as compras. Principalmente quando o assunto é ter os ingredientes para fazer caruru e vatapá.

Feira da 7 Portas

Além disso, é possível comprar temperos, folhas para banhos. Outra marca registrada são os boxes que oferecem feijoada de manhã cedo. Para quem gosta, é um prato cheio (com trocadilho, por favor).

Temperos do mercado

A feira foi inaugurada em 1940 por Pinto de Aguiar. Ela está localizada próxima ao centro da cidade e do terminal do Aquidabã. Ou seja, várias linhas de ônibus facilitam o acesso. O estacionamento para carro tem poucas vagas e no final de semana precisa ter paciência para achar uma vaga.

Feira da Sete Portas na quarentena

Certamente por disponibilizar serviço essencial, o mercado da Sete Portas não foi tão impactado pelo isolamento social. Afinal, é de lá que muitos donos de restaurantes e estabelecimentos comerciais compram seus ingredientes além do público em geral.

Tive que ir no sábado, dia naturalmente movimentado. Mesmo em período de quarentena, o protocolo de 2 metros ficou difícil de ser cumprido na 7 Portas.

Eu frequento a feira da Sete Portas desde que me entendo por gente, já que morei em um prédio que fica muito próximo. Um detalhe chamou minha atenção: ambulantes vendendo roupas, carteiras e outros acessórios. As calçadas eram exclusividade de quem vendia frutas e verduras, mas continuam em maior número.

Frutas da feira

Acredito que quem for às compras na feira, ficará atento com as aglomerações, já que os corredores são estreitos, mas tem a vantagem da maior parte do espaço ser ao ar livre.

Corredor do Mercado

Mas recomendo que redobre atenção com os vendedores. Apesar da maioria usar máscaras, como manda o figurino, alguns insistem em abaixar no queixo e até mesmo não usar. Fico imaginando o perigo que pode ocorrer por estarem tão próximos dos produtos.

Por isso que todas as frutas vão direto para uma bacia com água e um pouco de água sanitária para prevenção do novo coronavírus.

E você, já frequentou a feira da Sete Portas? Deixe seu comentário sobre o seu ponto de vista.

Aproveite e leia os outros posts do blog e siga o Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *