14/05/2024
Palacete Tira-Chapéu

Palacete Tira-Chapéu, detalhes do restauro e exposição

O Palacete Tira-Chapéu, depois de 15 anos abandonado, está passando por processo de restauro desde 2021. Por isso, o processo continua por exigir cuidado com todos os itens. Mas o público já pode ver um pedaço de como está ficando.

O edifício é considerado uma jóia entre os arquitetos, pois ele reúne diversos estilos como o barroco e o clássico.

Apesar da abertura do complexo gastronômico estar prevista para 2023, é possível visitar o primeiro andar com a exposição de alguns itens e informações. Portanto, este post vai mostrar o que tem por lá.

Por que o Palacete Tira-Chapéu tem esse nome?

Ele recebeu este nome por estar na esquina da Rua Chile com a Rua do Tira-Chapéu. O nome vem de um passado distante, onde as pessoas tinham o hábito de tirar o chapéu ao passar em frente ao Palácio Rio Branco como forma de homenagear os governantes.

Sobre a exposição

A exposição no Palacete Tira-Chapéu é gratuita e vai até 11 de agosto de 2022, de segunda a sexta das 9 às 12h e das 14h às 17 horas. Aos sábados, das 9 ao meio dia. Por isso, vale a pena você passar por lá caso esteja indo para o centro fazer outras coisas ou a área esteja no seu roteiro, pois a visita será rápida.

O palacete fica na Rua Chile, considerada a primeira rua do Brasil, e pertence ao mesmo grupo dono do Fera Palace, que fica a poucos metros do local. Por isso, o plano é ajudar a área a ter um pouco do ar glamouroso do passado, onde lojas de boutiques eram famosas por lá.

Além disso, a exposição relembra o objetivo que ele foi inaugurado em 1917. Ele foi sede da Associação dos Empregados do Comércio da Bahia (AECB) e criado pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, também responsável pela obra do Palacete das Artes, na Graça.

Na exposição, alguns objetos históricos poderão ser vistos, além de réplicas de algumas partes da obra original. Além disso, será possível ver o trabalho minucioso para descascar as camadas nas paredes até exibir a pintura original.

Por isso, existe a previsão de abertura para 2023. Mas como em um restauro há possibilidade de descobrir itens escondidos durante o processo, existe a possibilidade da inauguração completa ser adiada por mais algum tempo.

Se você quiser ver todos os detalhes da exposição, assista ao vídeo que está no meu canal do YouTube. Além disso, aproveite e me siga no Instagram para mais dicas sobre Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *