Pesquisar onde ficar em Salvador Bahia certamente é um grande desafio. Afinal, você está planejando curtir a capital da Bahia, mas não tem ideia de como acertar na sua hospedagem. Por isso, eu fiz este post para te ajudar a, se não acertar 100%, a pelo menos atender suas expectativas.
Portanto, leia este texto até o final e se gostar compartilhe com quem está procurando onde se hospedar em Salvador. Mesmo que aqui não tenha indicação de nenhum hotel, certamente estas dicas vão te ajudar no planejamento da sua viagem.
Afinal, onde se hospedar em Salvador
Em primeiro lugar, você precisa analisar duas questões: quantidade de pessoas e verba disponível. Afinal, a viagem é muito diferente para quem vai a Salvador só ou com alguém e uma família.
Como geralmente eu viajo sozinho, eu prefiro pesquisar um quarto no Airbnb quando vou para um destino onde o custo de vida é relativamente alto como em São Paulo. Quando se trata de Salvador, eu percebi que se você pesquisar bem encontra apartamentos inteiros com valor bem próximo de um quarto. Pode ser uma alternativa se você prefere ter privacidade.
Mas se você gosta de formar amizades, hostels com quarto individual também é uma boa opção. Mas eu fui para Praia do Forte e fiquei em um hostel. Como estava na baixa temporada, não tive chance de ter muito contato com outras pessoas. Só lembrando que pode acontecer.
Caso esteja vindo com uma família de quatro pessoas, eu acredito que a melhor opção seja um hotel. Pois a maioria oferece café da manhã com muitas opções, fundamental para começar o dia.
Qual a melhor região para escolher
Depois, chegou a hora de determinar a área da cidade que fica melhor para você. Vou listar as características de cada região.
- Centro: onde está o Pelourinho como principal cartão postal da região. Lá tem fácil acesso ao Mercado Modelo, Praça da Sé e Santo Antônio Além do Carmo. Recomendo que você pesquise hospedagem próxima do centro histórico principalmente se for sua primeira vez em Salvador. Se quiser, assista a este vídeo no meu canal onde mostro todos estas localidades.
- Rio Vermelho: para quem gosta de boemia, este é o bairro perfeito. Afinal, existem dezenas de bares e restaurantes, além do tradicional Largo de Santana e a Vila Caramuru, por exemplo. Se você quiser economizar na diária, procure por hospedagem no bairro de Amaralina. Desta forma, você estará perto tanto do Rio Vermelho quanto da Pituba e vai chegar fácil em diversos pontos da orla. Depois leia este post com dicas sobre o que fazer por lá.
- Barra: certamente é um ótimo custo-benefício para escolher onde ficar em Salvador Bahia. Tirando período do carnaval, onde os aluguéis sobem muito, em outras épocas do ano dá para garimpar diárias em conta. Além disso, você estará perto do Farol da Barra, da praia e se deslocar facilmente pelo centro e orla. Considere também ficar em Ondina, que faz parte da orla e bem perto da Barra.
- Cidade Baixa: onde fica o Mercado Modelo, Bonfim, Ribeira e Ponta de Humaitá. Área lindíssima e que merece ser curtida, mas acho que vale para quem já veio muitas vezes para Salvador e está em busca de conhecer novos ares. Fica longe do aeroporto e do centro.
- Itapuã e Stella Maris: essa região fica próxima do aeroporto e longe do centro. Portanto, leve em consideração o custo com transporte, principalmente se o seu objetivo é conhecer os principais cartões postais da capital baiana. Por outro lado, é uma região tranquila e que possui belas praias, como a de Praia do Flamengo. Procure no meu canal do YouTube vídeos destas localizações.
O subúrbio possui lindos lugares como a Praia das Neves e a hospedagem certamente deve ser mais barata. Mas acredito que, para você que está visitando a cidade, fique muito caro tanto para se deslocar para qualquer outro ponto quanto para chegar no aeroporto ou rodoviária. Por isso, indico que coloque esta região para fins turísticos.
Para ajudar a determinar a região da sua hospedagem, vale usar o Google Maps e comparar a distância dos lugares que você mais deseja conhecer.
Dica de ouro para definir onde ficar em Salvador
Agora que você definiu em qual região vai ficar, chegou a estratégia que parece óbvia, mas que muita gente não faz: usar a dupla TripAdvisor e Instagram.
TripAdvisor é considerada a plataforma mais confiável entre os viajantes sobre hotéis, pousadas e hostels pois as avaliações são sinceras. Portanto, depois que você escolheu alguns hotéis para avaliar, leia as opiniões postadas por quem passou os dias por lá. Logicamente que cada pessoa tem sua própria experiência, mas é um guia muito bom para saber os bastidores do local. Afinal, se o local está recebendo muitos comentários positivos ou negativos provavelmente esses clientes têm razão para elogiar ou criticar.
Leu que a maioria das avaliações é positiva? Ótimo. Hora de ir para o Instagram. Pesquise pelo nome do hotel e analise as fotos postadas. Depois faça uma busca com o nome do lugar e na aba que fica logo abaixo da barra de pesquisa, escolha a opção principais. É provável que terá Reels e posts feitos pelas pessoas mostrando como o espaço é de verdade, sem muita edição como os perfis oficiais costumam postar.
A tendência é o hotel postar fotos mostrando tudo lindo e perfeito. Mas quando você faz essa pesquisa pelo nome vai encontrar posts “sem maquiagem”. Como escrevi lá em cima, não garante que será uma escolha perfeita, mas eu acredito que ajuda muito a diminuir a margem de erro na escolha. Além disso, o direct pode ser uma forma interessante para tirar dúvidas e até avaliar como é ao atendimento, concorda?
Se você já garantiu suas passagens pra Salvador, compre seu seguro viagem no precinho para te prevenir contra imprevistos de viagens.
Agora que você aprendeu a saber onde ficar em Salvador Bahia, siga meu Instagram para acompanhar o que publico por lá. E para te ajudar a fazer o roteiro para até 6 dias na capital da Bahia. Compre meu e-book Curtindo Salvador onde mostro a ordem para visitar os lugares, além de você adicionar automaticamente o meu roteiro no seu Google Maps. Compre agora.